Nosso Blog
Vai participar de uma peneira de vôlei? Saiba o que os técnicos avaliam

Vai participar de uma peneira de vôlei? Saiba o que os técnicos avaliam

A sensação de ser selecionado para jogar naquele time especial do seu esporte favorito é indescritível. Do futebol ao vôlei, “passar na peneira” é o principal objetivo de muitos jovens (e experientes) atletas que sonham com a possibilidade de mostrar todo seu potencial a partir do momento que o juiz soa o apito para iniciar a partida. Mas como realmente estar pronto para isso?

Apesar de serem óbvios os critérios mais básicos destas seleções – saber as regras de sua determinada modalidade, por exemplo –, muitos praticantes em busca de visibilidade e da chance perfeita ainda são perseguidos por uma enorme série de dúvidas e inseguranças quando se encontram perdidos neste processo.

Na modalidade de vôlei, mais especificamente, as questões vão muito além de ser apenas um “bom atacante” e os técnicos irão lhe avaliar de inúmeras outras formas.

E aí, ficou interessado (a)? Fique ligado (a) e confira as dicas essenciais que listamos para aqueles que estão prestes a passar por uma experiência deste nível.

Estudo e aperfeiçoamento geral de disciplina

Muito antes de mostrar suas habilidades na quadra, o atleta que deseja trilhar uma carreira de sucesso deve saber se preparar. Não, não adianta apenas conhecer os fundamentos básicos do jogo ou ter o saque mais forte, mas sim compreender perfeitamente o que significa ser um jogador de verdade. Tenha noção de que disciplina é tudo.

Lembre-se de manter as regras sempre frescas em sua mente, reconhecendo e entendendo o modo de operação do seu time, além de usar a educação e o respeito como o embasamento desta jornada. Saber trabalhar em equipe é vital para qualquer esporte e não somente os técnicos avaliadores exigem isso, como levarão em conta logo em primeiro plano.

Conheça bem cada fundamento e esteja pronto para imprevistos

Um time de vôlei não se faz apenas por um jogador, mas pela essência em sua totalidade. Estar preparado para todo desafio é sempre obrigatório a qualquer atleta que queira passar pela peneira e ser taxado como um “novo talento”.
Nenhuma pessoa será perfeita em todas as posições, é óbvio, mas ter noção aprofundada de cada uma delas é literalmente indispensável para quem sonha em atrair a atenção e atravessar para a próxima fase do processo.

Você pode ter sua preferência na quadra – e isso virá à tona em algum momento específico, ou até mesmo depois da “seleção” –, mas uma base fundamentada de estudos e treinamento para um âmbito geral pode ser sua chave de salvação no último minuto. Do sistema 5×1, passando por saque e bloqueio até o ataque, nunca deixe de estudar e aperfeiçoar cada método a parte.

1. PASSE

A mecânica de passe e posicionamento para recepção é a peça mais imprescindível na hora da avaliação pelos técnicos, devido ao seu grau de importância em um ataque de sucesso. Treinar sozinho através de manchetes ou com a ajuda de um segundo já é suficiente para tratar problemas de confiança e deslocamento em quadra.

2. BLOQUEIO

Seja defensivo ou ofensivo, o bloqueio é julgado em propostas diretas e conhecidas, tal como a mecânica do deslocamento frontal, a posição correta para o uso dos braços e o controle de espaço da rede e quadra.

3. ATAQUE

Com uma dose de consideração extra a atletas de alta estatura, a avaliação para atacantes considera desde a forma correta de bloqueio até o controle para cortadas. Exercícios para melhorar a impulsão é uma boa dica para aqueles que buscam destaque nesta divisão.

4. LEVANTAMENTO

O direcionamento perfeito para o toque pode até ser o principal pensamento daqueles que desejam uma posição como levantador, mas a avaliação técnica vai um pouco além. De sua precisão ao levantamento de costas e infiltração, chegue treinado e calibrado das mais variadas possibilidades e complexidades que possam surgir enquanto estiver jogando.

5. SAQUE

Apesar de depender muito de fatores psicológicos ou da pressão do momento, um bom saque é indispensável para qualquer jogador. Saber direcionar a bola de forma tática e adequada às mais diversas posições do time adversário é sempre uma fração importante para adquirir alguns pontos.

Para qualquer iniciante em busca de seu espaço, a sagacidade em cada posição depende do seu grau de treinamento e comprometimento. Corresponder às expectativas dos idealizadores pode ser uma tarefa árdua, mas não impossível – teste inúmeras possibilidades e ações e permaneça habitualmente disposto a melhorar aquilo que já sabe.

Promova-se: as comodidades de um mundo virtual

Com a era digital, algumas peneiras passaram até mesmo a mudar seu formato presencial, com os candidatos montando um breve currículo virtual e deixando à disposição dos avaliadores.

Não esqueça que sua promoção aqui é tudo, então mostre todo seu potencial nas peças em vídeo que for produzir e não deixe de citar campeonatos ou outras realizações anteriores. Conseguir a atenção dos holofotes para você e seu talento é primordial.

Nas vastas comunidades online especializadas para a modalidade, por exemplo, busque informações com outros profissionais, compartilhe aprendizados e nunca se feche a dicas e críticas construtivas.

Algumas considerações finais

Por fim, lembre-se que a peneira serve também como um lembrete para nunca desistir. Caso ocorra a inconveniência de não ser selecionado, use esta experiência como uma chave de aprendizado e motivação para buscar novas instruções e critérios de melhora. Continue treinando, cuidando da sua saúde, estudando técnicas e aprimorando seu conhecimento.

Nunca esqueça que o esporte é, antes de tudo, um lazer. As ramificações de um atleta que busca este sonho de forma profissional podem até ser difíceis quando vistas em forma de jornada, mas nada é impossível quando feito com vontade. Mais cedo ou mais tarde, seu talento será reconhecido e você estará preparado para tomar as quadras e a atenção de inúmeros avaliadores e torcedores.

Caso você faça parte de uma comunidade de esportistas apaixonados, esteja prestes a viver uma experiência como esta e tenha achado estas dicas úteis, não deixe de se cadastrar na plataforma de networking esportivo AtletasNow e trilhar caminho rumo à sua oportunidade. Estamos lhe esperando de portas abertas para dar todo o suporte possível.

[]