Nosso Blog

Voltar

11 curiosidades da rotina de um jogador profissional

Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol? O esporte mais popular do Brasil está na nossa vida desde que somos crianças, por isso, desde pequenininhos, surge a fantasia de estar em um dos maiores estádios do mundo e fazer o gol do título. Ou de levantar a taça de campeão mundial pelo Brasil.

Mas, enquanto o sonho foca na fama, na glória e no dinheiro, existe outro aspecto fundamental que muitas vezes a gente nem pensa. Como será a rotina de um jogador de futebol? Confira 11 curiosidades interessantes sobre o dia a dia dos jogadores!

1 – Jogador acorda cedo, às vezes, muito cedo

O horário de acordar é uma das principais preocupações dos jogadores de profissionais. Não só no futebol, mas qualquer atleta profissional, depois de um dia longo de treinos, precisa de uma boa quantidade de horas de sono para recuperar as energias e estar disposto a fazer tudo de novo no dia seguinte. Muitas vezes, às 8 ou 9 da manhã, já começa o treino.

Então, o jogador precisa estar acordado, alimentado e aquecido neste horário. Pronto para começar a treinar. Ou seja, precisa acordar muito antes disso. Quem mora no CT do clube tem uma pequena vantagem de poder acordar um pouco mais tarde, mas se o atleta morar um pouquinho mais longe, pode precisar levantar de madrugada.

2 – Horário para dormir

Sabe quem tem horário para dormir? Criança e jogador de futebol. Com um horário tão rígido para os treinos e com a necessidade de dormir uma quantidade de horas específicas para repor as energias, o jogador de futebol profissional tem hora certa para dormir. Todo dia.

É parte da rotina. O horário ajuda a acostumar o corpo a trabalhar dessa forma, e fugir dela pode afetar o desempenho nos treinos e até mesmo no jogo. Mesmo na folga, a maioria dos jogadores procura cumprir a hora de dormir para o corpo se manter acostumado a dormir em um determinado horário.

3 – Jogador come, muito e bem

Além de dormir bem, jogador come e come muito. São entre 5 e 6 refeições ao dia, cada uma elaborada pelo nutricionista para entregar exatamente os nutrientes que o atleta precisa e na quantidade certa. Não entra nada que não pode no corpo de um atleta profissional, apesar de rolar um deslize ou outro de vez em quando, porque ninguém é de ferro.
Isso significa evitar gorduras em excesso, se manter longe de alimentos fritos e cortar o açúcar.

4 – Cortar álcool e, principalmente, cigarro

Durante bastante tempo, jogadores fumantes eram comuns. O pessoal da velha guarda, como Gérson, Sócrates e Casagrande eram notórios fumantes, e compensaram a falta de atleticismo com muito talento e inteligência.

Hoje em dia, se um jogador é pego fumando, é um escândalo. Além de estarem mais claros os males que o cigarro faz para o corpo, um atleta, atualmente, não pode sacrificar o atleticismo. É uma forma de encurtar muito a carreira e de se tornar próximo a irrelevante dentro de campo.

O álcool também deve ser evitado. Apesar de ser menos prejudicial, em quantidades bem moderadas, a maioria dos atletas também fica longe das bebidas.

5 – A concentração

A concentração é um ponto que sempre gera bastante curiosidade. O que os jogadores fazem nesse tempo? Será que ainda é válida essa prática? Independente da discussão, o que eles fazem é simples: jogam carta, sinuca, conversam. Hoje em dia, o video game reina. Tudo isso enquanto obedecem à rotina mais rígida de alimentação e de descanso elaborada pelo técnico e pelos preparadores físicos.

6 – A folga pós-jogo

Na manhã seguinte a um jogo existe a folga. É o momento em que o jogador pode relaxar um pouco, mas nada muito extravagante. Talvez acordar um pouco mais tarde, dar um passeio na praia, ou no shopping, com a família. De tarde, é feito um treino mais leve, geralmente na academia, para ajudar a recuperar o corpo.

7 – Os treinos extras

Porém, cada jogador é livre para fazer treinos extras. Cristiano Ronaldo é um bom exemplo. Ele treina de 3 a 4 horas por dia, para manter o corpo perfeito. O resultado? Uma vantagem atlética muito grande no campo. A rotina do craque português é absurda, e não é a toa que ele é um dos maiores jogadores do mundo.

8 – O cuidado com a mente

Por outro lado, o corpo é tão forte quanto a mente permite. Por isso, o cuidado com a mente é tão importante quanto o cuidado com o corpo, se não mais. Cada vez mais clubes implementam psicólogos, que fazem parte da equipe, para ajudar os jogadores a lidarem com problemas tanto dentro quanto fora de campo. Uma ótima iniciativa!

9 – Beber água

Todo mundo precisa se manter hidratado, e os jogadores mais ainda. Cada um tem a sua rotina para lembrar de beber água. Uma boa ideia é beber 1 litro de água logo depois de acordar ou usar um aplicativo que lembra o jogador a beber água após um período específico de tempo. Seja qual for a sugestão, o jogador normalmente faz uma conta para beber água o suficiente para repor o líquido perdido a cada treino ou jogo.

10 – Banho de banheira, com gelo

Essa parte da rotina dos jogadores é clássica. Especialmente para os com uma idade um pouco mais avançada, o banho de banheira cheio de gelo é essencial para manter os músculos relaxados, principalmente os das pernas.

11 – A vida além do futebol

A maioria de nós fica com uma enorme inveja dos atletas profissionais. A vida deles é futebol, como deve ser bom né? Mas, em certos momentos, até eles cansam. Por isso, é importante se afastar um pouco da bola e procurar alguma outra atividade. Muitos jogadores usam a música, tocando algum instrumento, ou outras atividades para relaxar, como o ioga. Isso depende de cada um, mas a unanimidade é: só futebol 100% do tempo não dá.

Enquanto o futebol é o exemplo para essa rotina, praticamente qualquer modalidade atlética envolve o mesmo trabalho e dedicação para ter sucesso. É claro que o processo muda, mas cuidados com a alimentação, sono, a mente e o corpo, são essenciais para qualquer atleta.

Quer conhecer mais sobre a rotina dos atletas e buscar formas de se aprimorar? Na AtletasNow você pode conferir os conteúdos exclusivos, contendo dicas e se conectar com outros atletas. Cadastre-se na nossa plataforma!