Nosso Blog

Voltar

8 dicas para se destacar na peneira de futebol

O sonho de inúmeros meninos e meninas em todo o Brasil é se tornar jogador de futebol. E isso não está relacionado ao glamour que as grandes estrelas da modalidade recebem atualmente, com contratos milionários e alta exposição da mídia. O que a molecada deseja é brilhar nos gramados. E, para chegar até lá, é preciso se destacar na peneira de futebol.

Esse é o principal obstáculo, um ‘vestibular’ do mundo da bola para quem deseja ingressar nas categorias de base e, futuramente, tornar-se um Rei ou Rainha, um Fenômeno, um Imperador. Para que você possa se preparar desde já para alcançar o seu sonho, separamos as 8 dicas para se destacar na peneira de futebol – e, quem sabe, trazer mais uma Copa do Mundo para o nosso país.

1. Seja humilde

Nada mais pode minar seu desempenho perante um olheiro do que a vaidade. Talvez você seja um craque, diferenciado, mas na peneira o que vale é bola no chão, comprometimento tático e jogo de equipe. Muitos potenciais atletas têm suas carreiras encerradas precocemente por falta de humildade.

2. Entenda tudo sobre sua posição

O futebol moderno exige jogadores versáteis, mas que sabem guardar sua posição. Antes de ir a peneira, veja como os principais goleiros, laterais, zagueiros, meio-campistas e atacantes se portam em campo, extraindo um valoroso aprendizado. Na peneira, cumpra rigorosamente sua função tática.

3. Tenha um bom preparo físico

Há peneiras, como de grandes equipes do nosso país, que exigem um condicionamento físico ímpar dos atletas que querem passar por essa etapa. Antes de realizar os testes, reforce sua preparação, alimente-se bem e durma regularmente para chegar voando no campo.

4. Treine com os mais velhos

Todo mundo conhece aquele ‘tio’ de meia idade, com a barriga saliente que, com três tapas na bola, faz toda a diferença. É indispensável treinar com os mais velhos, pegar os macetes que eles têm a ensinar, aprender a soltar a bola quando necessário e medir a intensidade da marcação. É uma experiência valiosíssima.

5. Estude o futebol

A inteligência cognitiva é uma poderosa aliada da inteligência física. Estudar o futebol, nas principais ligas da Europa, hoje é um padrão: não há categorias de base sem a teoria do esporte. E isso te ajuda, principalmente, na comunicação com olheiros, que perceberão um potencial profissional engajado naquilo que faz.

6. Seja paciente em campo

Provocar e responder as provocações? Isso só tende a prejudicar quem deseja se destacar na peneira de futebol. Também saiba lidar com a derrota do seu time e, se for o caso, com a não aprovação no teste que realizou. Isso ajuda a manter o espírito em alta para os próximos desafios.

7. Quer ser profissional? Dedicação total!

O futebol é uma das modalidades esportivas com mais alta exigência dos atletas: a união entre capacidade física e mental é o sucesso das grandes estrelas – por mais ‘esquentadinhos’ que alguns sejam. Mas, para quem está começando, é preciso se dedicar e entender isso como seu único objetivo.

8. Não desista. Faça quantas peneiras precisar

Futuros brilhantes, muitas vezes, perdem-se por desistir na primeira reprovação. Você provavelmente conhece o lateral Cafu, capitão da Seleção Brasileira na conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo, certo? Foram nove peneiras até ser aprovado. Ou seja: não desista e faça quantas peneiras forem necessárias. O importante é passar e chegar a sonhada categoria de base.

Se você deseja ser um atleta de alta performance e contar com conteúdo exclusivo e profissional, cadastre-se na nossa plataforma e receba dicas como essa.