Nosso Blog

Voltar

3 passos para ter uma transição de carreira de sucesso no esporte

A vida de um atleta sempre é exigida até o último limite, durante todo o tempo de sua carreira profissional. Eles precisam enfrentar situações adversas, além da falta de contato próximo com família e amigos, muito desgaste do corpo e mesmo o custeio de viagens e participações. O final de tantos anos de dedicação parece amargo para a grande maioria deles, uma vida de renúncias, dores, superação e alegrias.

Seja a transição de atleta amador para profissional, de profissional para alto rendimento ou mesmo para fins de aposentadoria, o apoio da família e amigos é crucial. Para que esse momento de mudanças seja um sucesso há muito estudo, suor e com certeza algumas lágrimas. Este é um momento de ressignificar, recomeçar, ter novos olhares sobre o futuro e o que se quer para ele.

Dentre os passos que podem ser tomados em favor de uma transição que seja orgânica e produtiva, estes se destacam por serem fundamentais no processo:

Trabalhar a imagem do atleta
Todo atleta tem uma história, tem motivações e superações que o fizeram chegar ao profissional que é. O cuidado com a imagem passa a ser um ponto importante na transição porque a visibilidade para os esportes aqui no Brasil não é igualitária. Esportes individuais tendem a sofrer com a falta de espaço, sendo difícil conquistar investimentos e patrocínio.

O momento de transição é uma porta que se abre para novas perspectivas em que a força de vontade, a disciplina e a humildade são pontos chaves para o sucesso. O quanto o atleta se dedica em treinos e competições, também é uma marca que as pessoas interpretam e acreditam. Investir na imagem do atleta é uma atitude em favor do futuro profissional do atleta.

Descobrir as habilidades pessoais e profissionais
Quais as características que mais se destacam no esportista? Algumas delas são partilhadas, comuns em todos eles, como por exemplo, a garra e a determinação por vencer. Algumas outras aparecem em uns e não em outros, uma diversidade importante para o esporte.

Para ter sucesso na transição, o atleta tem que saber quem ele é. Um autoexame das suas motivações e metas pode parecer, em princípio, algo bobo, mas é ele quem ditará o quão comprometido está com a carreira, as competições e os treinamentos.

Ter um gestor de carreira
O atleta tem que se dedicar no seu condicionamento físico, preparação para as competições, treinamentos e execução das táticas definidas. Ele não necessariamente deve ter conhecimentos de gestão, muito menos ter que se dedicar a ela. Quando o momento de transição chega, ele precisa ter alguém que seja especializado em fazer com que a sua carreira seja de êxitos.

O assessoramento, seja ele feito por uma única pessoa ou grupo, é parte integrante de sua caminhada como atleta. Este profissional elabora e põe em prática todos os planos de carreira, identificando os pontos importantes e trabalhando em favor das melhores oportunidades. Isso gera sucesso ao final, uma carreira marcada por acertos.

A Atletas Now oferece ao atleta profissional todo o suporte de carreira que ele precisa para alcançar grandes conquistas em sua modalidade. Esteja aberto às oportunidades e sempre na mira de clubes, universidades, patrocinadores e treinadores. O que também é uma oportunidade para os clubes e confederações conhecerem novos brilhantes atletas. Faça o seu cadastro em nosso site e tenha uma carreira de sucesso.